Marcadores

terça-feira, 21 de junho de 2016

31 de maio de 2.016

Oi,oi pessoal!!

    Hoje eu e meu colega Anthony vamos  iniciar uma série de posts  que serão publicados pela nossa turma ao longo deste trimestre.

    Nossa professora, Maysa, solicitou que fizemos algumas pesquisas relacionadas ao estudo do solo. 

    O grupo de alunos foi dividido em duplas ou trios e cada um ficou responsável  por um assunto.

   Para produzir o texto, além de prestar bastante  atenção nas aulas, fizemos  pesquisas no Laboratório de Informática.

    Antes de contar nossas  descobertas, você sabe o que é solo? E como ele surgiu?

    O solo é a camada mais superficial da terra. Nele pisamos, construímos nossas casa  e plantamos os alimentos  que comemos.

    Mas, o mais curioso foi saber como ele se formou, como ele surgiu.

    Nunca imaginamos que o solo  tivesse  demorado tanto para se formar, foram milhões de anos, você acredita ?

    Em nossas pesquisas descobrimos que o solo se formou como um resultado da fragmentação química das rochas, e o subsequente  estabelecido  de micro-organismos que colonizam os minerais, liberando os nutrientes que necessitam para crescer e possibilitando o crescimento também de pequenos vegetais. Quando morrem os restos de todos esses organismo vão sendo decompostos e passam a forma o húmus.

    Ao longo do tempo, por  ação da água que se infiltra no terreno , ocorre o transplante de muitos dos sais minerais.

    Pouco  a pouco, começa a se formar o solo, depois organizado em camadas  como uma torta de mil folhas, cada uma com aspecto e composição diferentes.

    Então foi assim que surgiu o solo; descobrimos  lendo o texto que o solo tem vários camadas e parece uma torta de mil folhas.

    Que confuso!

    Depois  da aula de nossa professora entendemos melhor como tudo aconteceu e vamos tentar  lhe explicar.

    As rochas  que compõem  o solo  surgiram  quando o nosso planeta  foi  formado, há mais  ou menos 4.000.000 de anos. Nossa, quantos zeros!!!!

 
  Acredite, até ele ficar do jeitinho que é hoje muita coisa aconteceu.

    Com a chuva e o calor do sol, essas rochas foram sofrendo desgaste, se partindo lentamente em pedacinhos cada vez menores.

    Essas mudanças de temperatura, o impacto da chuva, as raízes das plantas, os seres microscópios que vivem nas frestas das rochas foram pouco a pouco transformando aquelas rochas enormes até virarem terra.

  Descobrimos também que esses pedacinhos são principalmente formados de areia, de argila e calcário, mas que com o resto de plantas, de animais mortos, fezes e urina, o solo pode se tornar rico e fértil para o desenvolvimento das plantas.

    Esse material, quando misturado ao solo, forma o humo, que é rico em sais minerais e dependendo da quantidade desses elementos (areia, argila, calcário e humo), o solo será de um tipo, com características diferentes e utilidades variadas.

    Quanta informação!!

    No próximo post nossos colegas vão trazer mais novidades / descobertas sobre o solo, fiquem ligados, acompanhem nossas postagens e deixe seu comentário.





Ana Beatriz e Anthony – 4º ano A – Profª Maysa

Nenhum comentário:

Postar um comentário